sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Pirâmides - Incríveis Monumentos


As pirâmides são estruturas monumentais construídas em pedra.

Acredita-se que as pirâmides do Egito Antigo eram edifícios funerários, embora alguns especialistas acreditem que além de servirem de mausoléus eram também templos religiosos.

As pirâmides foram construídas durante o período do Antigo império que durou cerca de 500 anos (de 2700 a. C. a 2200 a. C.).
Dijoser o segundo faraó da Terceira Dinastia do Império Antigo foi responsável pela construção do primeiro edifício monumental em pedra do mundo, a pirâmide de Degraus de Saqqara, idealizada pelo seu arquiteto Imhotep. Até então, os governantes eram sepultados nas mastarbas uma construção retangular de apenas um piso.


(figura pirâmide de Degraus de Saqqara)

As três pirâmides em Gizé são os maiores monumentos do mundo erguidos por homens. Elas foram construídas como tumbas reais para os Reis Kufu (Keóps), Quéfren, e Menkaure (pai, filho e neto). A maior delas, que mede 147 m de altura (equivale a um prédio de 49 andares), chamada Grande Pirâmide, foi construída cerca de 2550 A.C. para o Rei Kufu, no auge do antigo reinado do Egito.


(Imagem pirâmides de Gizé)


As pirâmides de Gizé são um dos monumentos mais famosos do mundo. Como todas as pirâmides, cada uma das pirâmides de Gizé faz parte de um importante complexo que compreende um templo no vale, uma rampa, um templo funerário e as pirâmides menores das rainhas, todo cercado de túmulos (mastabas) dos sacerdotes e pessoas do governo, uma cidade para os mortos desenhada em ordem.

As valas aos pés das pirâmides continham botes desmontados: parte integral da vida no Nilo sendo considerados fundamentais na vida após a morte, porque os egípcios acreditavam que o defunto rei navegaria pelo céu junto ao venerado Rei Sol. Apesar das complicadas medidas de segurança, como sistemas de bloqueio com pedregulhos e grades de granito, todas as pirâmides do Antigo Império foram profanadas e roubadas possivelmente antes de 2000 a.C.

Consideradas como uma das sete maravilhas do mundo (ainda visíveis), as três colossais pirâmides, as maiores construções já feitas pelo homem.


A Grande Pirâmide, de mais de 450 pés de altura, é a maior de todas as 80 pirâmides do Egito. Se a Grande Pirâmide fosse na cidade de São Paulo sua base quadrada de 227 metros (originalmente 230) poderia cobrir sete quarteirões inteiros da cidade. Todos os quatro lados são quase que exatamente do mesmo comprimento, centímetro por centímetro.

Isso mostra como os antigos egípcios estavam avançados na matemática e na engenharia, numa época em que muitos povos do mundo ainda eram caçadores e andarilhos. A Grande Pirâmide manteve-se como a mais alta estrutura feita pelo homem até a construção da Torre Eiffel, em 1889, cerca de 4.500 anos depois da construção da pirâmide.

A pirâmide de Quéops não era só grande na altura e na base. Ela contém três câmaras mortuárias em seu interior.


(figura interior Quéops)

Quéfren é a pirâmide do meio, leva o nome do faraó, filho de Khufu. Apesar de ser a segunda em tamanho Quéfren parece maior porque foi construída num solo mais alto e em um ângulo mais íngreme (cerca de 53º enquanto a de Khufu 51º). A data da construção de Quéfren está estimada em 2558-2532 a. C. Os blocos de 2,5 toneladas foram talhados em pedra calcária e granito vermelho, arqueólogos e engenheiros civis estimam que a pirâmide de Quéfren pesa cerca de 4,88 milhões de toneladas.







(figura Pirâmide Quéfren)

Em frente à Quéfren esta a famosa Esfinge, monumento com corpo de leão e cabeça humana talvez a imagem do próprio faraó, A Grande Esfinge foi esculpida em pedra calcária, tendo 57 metros de longitude, seis metros de largura e 20 metros de altura, tornando-a a maior estátua esculpida em apenas um bloco de pedra. A esfinge olha para o leste e tem um pequeno templo situado entre suas patas.



(figura Esfinge)

A menor pirâmide do complexo de Gizé é a de Menkaure, faraó também conhecido por Miquerinos - 2490-2472 d.C. a pirâmide tem a inclinação de 51º, base de 108 metros e altura de 62 metros (originalmente 65,5 metros) menos que a metade da altura das outras.





(figura pirâmide Miquerinos)

Para que o túmulo das pirâmides não fosse violado e saqueadas, os arquitetos projetaram engenhosas armadilhas mortais para defender os tesouros escondidos com o corpo do faraó, mesmo com todo esforço quase todos os túmulos tiveram suas riquezas roubadas no decorrer de mais de dois mil anos.

Historiadores acreditam que milhares de trabalhadores construíram as pirâmides, a construção da pirâmide foi feita com pedras justapostas, ou seja, “encaixadas”, sem auxílio de cimento ou qualquer material colante, e alguns blocos estão tão bem unidos que não é possível passar entre eles uma folha de papel, até mesmo uma agulha. Há muita contra versa quanto à construção das pirâmides. Uns acreditam que os blocos eram arrastados por uma rampa enquanto a construção ficava mais alta, a rampa era estendida para manter o nível de inclinação. Outros acham que as pirâmides eram envolvidas por uma rampa espiralada.






Começando por seu interior ela foi construída com blocos de pedra calcária, sendo que a camada externa das pirâmides foi revestida com uma camada protetora de pedras polidas e com um brilho distinto.

Era composta de 2,3 milhões de enormes blocos de calcário - estima-se que cada um pesa três toneladas.Observa-se que o ângulo de inclinação de seus lados fizeram com que cada lado fosse orientado cuidadosamente pelos pontos cardeais.Em todos os níveis da pirâmide a seção transversal horizontal é quadrada.


Fonte: A magia do Egito; http://pt.wikipedia.org/wiki/Pir%C3%A2mides_de_Giz%C3%A9